sábado, 8 de março de 2014

Jogador do São Cristóvão na Copa do Mundo

Há 100 anos, nascia último jogador do São Cristóvão a disputar a Copa do Mundo

Há exatamente um século, nascia o último jogador do São Cristóvão a disputar uma Copa do Mundo. Afonso Guimarães da Silva veio ao mundo em 8 de março de 1914 e viveu seu grande momento na carreira ao defender a Seleção Brasileira no Mundial da França, em 1938, ano em que defendia a equipe cadete. O jogador passou vários anos na Figueira de Melo, além de ter defendido outros clubes cariocas.


O meio-campista não só foi titular do Brasil naquela Copa do Mundo, como disputou quase todos os jogos da equipe. Foram quatro das cinco partidas que a Seleção disputou. Afonsinho só não esteve no jogo-desempate com a Tchecoslováquia, pela segunda rodada eliminatória, porque tinha se machucado no jogo anterior, empatado até na prorrogação. Na época, não havia disputa por pênaltis e o vencedor só era conhecido após um novo confronto.

Afonsinho também não foi o único cristovense a disputar um Mundial. Em 1930, o defensor Zé Luiz e o atacante Teóphilo foram os representantes do clube na primeira Copa do Mundo da História, jogada no Uruguai. Na ocasião, o time brasileiro foi, literalmente, uma seleção carioca, já que uma briga entre a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e a Associação Paulista de Futebol fez com que a equipe não tivesse jogadores de São Paulo. Apenas Araken Patuska representou aquele estado, e apenas pelo fato de estar afastado do Santos, onde jogava.

Pelos cadetes, Afonsinho esteve na grande campanha do time em 1937, quando o São Cristóvão liderava o campeonato da Federação Metropolitana, que acabou interrompido e sem um campeão definido. No ano seguinte, ele foi vice-campeão carioca, justamente na temporada em que foi lembrado pelo técnico Adhemar Pimenta para se juntar ao esquadrão nacional, terceiro colocado no Mundial da França, melhor colocação brasileira até então.

Além do São Cristóvão, Afonsinho jogou ainda pelo America, onde começou a carreira. Depois, defendeu o Flamengo, antes de chegar à Figueira de Melo. Seis anos de sucesso o levaram à disputa do Campeonato Sul-Americano, a antiga versão da Copa América, em 1937, onde o Brasil ficou em segundo. Em 1941, o jogador foi para o Fluminense, onde finalmente conquistou o Carioca que tantas vezes já lhe tinha escorrido pelos dedos. No primeiro e no último ano de sua carreira, 1946, Afonso levantou a taça.

Em 1997, no dia 20 de fevereiro, Afonsinho morreu no mesmo Rio de Janeiro em que nascera, quase 83 anos antes.
Confira todos os jogos de Afonsinho na Copa do Mundo de 1938:

5 de junho - Brasil 6x5 Polônia
12 de junho - Brasil 1x1 Tchecoslováquia
16 de junho - Itália 2x1 Brasil
19 de junho - Brasil 4x2 Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante