domingo, 29 de dezembro de 2013

O Lado Feliz do Espírito Santo



Ultimamente o povo capixaba vem aparecendo no noticiário brasileiro, infelizmente as noticias são de catástrofes com fortes chuvas neste início de verão. Já que esse site não fala de catástrofes(graças a Deus) vamos mostrar aqui um time de futebol do estado do Espírito Santo.


                                Associação DESPORTIVA FERROVIÁRIA Vale do Rio Doce.
Escudo da "Tiva"

Fundado em 17 de junho de 1963 é um dos times de maior destaque no estado, seu uniforme é grená.O time nasceu  pela fusão de 5 equipes formadas por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, são eles: Ferroviário, Cauê, Guarany, Valério e Cruzeiro.

Diferente de outros times brasileiros a primeira grande conquista do time não foi dentro das quatro linhas, e sim a construção de Estádio Engenheiro José de Alencar Araripe.Esse estádio conta hoje com uma estrutura de um clube de futebol aliado a um clube social, sua sede é localizada na cidade de Cariacica, no bairro Jardim América.Para o torcedor da  Tiva(como é carinhosamente chamada) chegar ao principal palco do futebol capixaba é muito fácil, já que o estádio fica localizado entre dois terminais rodoviários e uma estação de trem e está a poucos minutos de Vitória e Vila Velha, principais cidades do Espírito Santo.Com capacidade para 8 mil espectadores, sendo 7 mil lugares cobertos, entrada independente para os 5 setores,14 cabines de transmissão para imprensa, 2 camarotes e 6 bares completam e estrutura oferecida ao torcedor.Para os atletas estão a disposição academia , três vestiários com túneis independentes de acesso ao gramado.


Seu mascote é um maquinista


Sua primeira conquista foi em 1964, entre 1967 e 1968 ficou 51 jogos invicto, em 1973 disputou o campeonato brasileiro e naquele ano contava com Fio Maravilha(aquele da música "Fio Maravilha nós gostamos de você" do Jorge Ben Jor) contratação de peso para o campeonato, embora o atleta não ter conseguido marcar nenhum gol, levou muita gente ao estádio.


Grandes craques já passaram pela Desportiva, na foto abaixo inicio da década de 80 vemos Washington(campeão Brasileiro pelo Fluminense) e Andrade(campeão Brasileiro e Mundial/81 pelo Flamengo)


Andrade com a mão na bola e Washington usando bigode ao lado



Em 1994 a Desportiva disputou a séria B do Brasileiro, tendo ótimos resultados, passando por times como Santa Cruz, CRB, Democrata, Americano e Sergipe na primeira fase e na segunda desbancou América-RN,
Moto Club-MA e novamente Santa Cruz, nas semifinais, venceu o Goiás por 2 X 0 fora de casa, perdendo o segundo jogo pelo mesmo placar em casa ficando o Goiás com a vaga na final.


Em 1996 quando a Vale do Rio Doce foi privatizada a sorte da Desportiva estava lançada, todo o apoio que vinha da estatal foi suspenso, e ainda era cobrado aluguel pelo estádio, e só depois de muita disputa o estádio foi devolvido a Desportiva.

Em 1999 veio o rebaixamento para a série C do Brasileiro, atrás de apoio a diretoria  fecha negócio com o Grupo Frannel onde implantam uma gestão clube empresa,  o nome mudaria para Desportiva Capixaba S. S., e o escudo também.

Escudo usado pelo Grupo Frannel

Com o fracasso da administração do Grupo Frannel, veio nova parceria com o Grupo Vila Forte, embora a conquista do estadual de 2000 os anos seguintes não foram bons, com  dois rebaixamentos no campeonato Capixaba, foi a gota dágua para a queda da parceria com o Grupo Villa Forte em 2011.

Em 2012  já voltando a se chamar Desportiva Ferroviária, o time volta pra elite do futebol Capixaba, sendo campeã da série B. 

Em 2013 mais um título do Capixabão, vencendo o Aracruz  num jogo empolgante por 2 X 1 no estádio do Bambu.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante