Ultimamente o povo capixaba vem aparecendo no noticiário brasileiro, infelizmente as noticias são de catástrofes com fortes chuvas neste início de verão. Já que esse site não fala de catástrofes(graças a Deus) vamos mostrar aqui um time de futebol do estado do Espírito Santo.
Associação DESPORTIVA FERROVIÁRIA Vale do Rio Doce.
Escudo da "Tiva" |
Fundado em 17 de junho de 1963 é um dos times de maior destaque no estado, seu uniforme é grená.O time nasceu pela fusão de 5 equipes formadas por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, são eles: Ferroviário, Cauê, Guarany, Valério e Cruzeiro.
Diferente de outros times brasileiros a primeira grande conquista do time não foi dentro das quatro linhas, e sim a construção de Estádio Engenheiro José de Alencar Araripe.Esse estádio conta hoje com uma estrutura de um clube de futebol aliado a um clube social, sua sede é localizada na cidade de Cariacica, no bairro Jardim América.Para o torcedor da Tiva(como é carinhosamente chamada) chegar ao principal palco do futebol capixaba é muito fácil, já que o estádio fica localizado entre dois terminais rodoviários e uma estação de trem e está a poucos minutos de Vitória e Vila Velha, principais cidades do Espírito Santo.Com capacidade para 8 mil espectadores, sendo 7 mil lugares cobertos, entrada independente para os 5 setores,14 cabines de transmissão para imprensa, 2 camarotes e 6 bares completam e estrutura oferecida ao torcedor.Para os atletas estão a disposição academia , três vestiários com túneis independentes de acesso ao gramado.
Seu mascote é um maquinista |
Grandes craques já passaram pela Desportiva, na foto abaixo inicio da década de 80 vemos Washington(campeão Brasileiro pelo Fluminense) e Andrade(campeão Brasileiro e Mundial/81 pelo Flamengo)
Andrade com a mão na bola e Washington usando bigode ao lado |
Em 1994 a Desportiva disputou a séria B do Brasileiro, tendo ótimos resultados, passando por times como Santa Cruz, CRB, Democrata, Americano e Sergipe na primeira fase e na segunda desbancou América-RN,
Moto Club-MA e novamente Santa Cruz, nas semifinais, venceu o Goiás por 2 X 0 fora de casa, perdendo o segundo jogo pelo mesmo placar em casa ficando o Goiás com a vaga na final.
Em 1996 quando a Vale do Rio Doce foi privatizada a sorte da Desportiva estava lançada, todo o apoio que vinha da estatal foi suspenso, e ainda era cobrado aluguel pelo estádio, e só depois de muita disputa o estádio foi devolvido a Desportiva.
Em 1999 veio o rebaixamento para a série C do Brasileiro, atrás de apoio a diretoria fecha negócio com o Grupo Frannel onde implantam uma gestão clube empresa, o nome mudaria para Desportiva Capixaba S. S., e o escudo também.
Escudo usado pelo Grupo Frannel |
Com o fracasso da administração do Grupo Frannel, veio nova parceria com o Grupo Vila Forte, embora a conquista do estadual de 2000 os anos seguintes não foram bons, com dois rebaixamentos no campeonato Capixaba, foi a gota dágua para a queda da parceria com o Grupo Villa Forte em 2011.
Em 2012 já voltando a se chamar Desportiva Ferroviária, o time volta pra elite do futebol Capixaba, sendo campeã da série B.
Em 2013 mais um título do Capixabão, vencendo o Aracruz num jogo empolgante por 2 X 1 no estádio do Bambu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, é muito importante