quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bandeira do São Gonçalo E.C. é hasteada na FERJ

Reginaldo Assad sobe a bandeira do SGEC (foto: Claudio Burger)
Reginaldo Assad sobe a bandeira do SGEC (Claudio Burger)
Solenidade aconteceu na sede da FERJ para premiar o campeão da Série C de 2013
Carioca Série C
Após conquistar, de forma inédita, o título de campeão da Série C do Carioca, ao bater o Miguel Couto, o São Gonçalo EC teve sua bandeira hasteada na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, em solenidade realizada nesta terça-feira (22). Com isso, os campeões das três divisões têm suas bandeiras nos mastros da FERJ.
Para o treinador e supervisor de futebol do clube, Reginaldo Assad, o título e o acesso é fruto de muito trabalho e que na próxima temporada, o São Gonçalo vai estar pronto para a Série B:
- Estar aqui no topo da Série C e, consequentemente, conseguir o acesso é fruto de muito trabalho, comprometimento e responsabilidade. Em 2014, sabemos que tem vários clubes de tradição e a pressão será bem maior e o São Gonçalo vai estar pronto para competição – disse.
Após a Série C, a equipe gonçalense disputou a Copa Rio, mas, com uma campanha abaixo do esperado e sem vitórias, o São Gonçalo EC terminou na lanterna do Grupo C. Agora, o time volta as suas atenções para a Série B de 2014, na qual faz sua estreia na próxima temporada.

Essa postagem é parte integrante do site www.futrio.net

terça-feira, 22 de outubro de 2013

São Gonçalo EC não foi bem na Copa Rio.

São Gonçalo EC na Copa Rio foi só fracasso.


Gonçalenses não foram bem na Copa Rio.
São Gonçalo EC sofreu nova derrota na Copa Rio. Foto: Futebol Gonçalense.
E o São Gonçalo EC encerrou sua participação na Copa Rio sem vitórias. Na tarde do último sábado (19), a equipe azul e branca visitou o Friburguense, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, e saiu derrotada pelo placar de 3 a 0. O jogo foi válido pela última rodada do Grupo C.

Com mais esse revés, que foi o sexto do São Gonçalo EC na competição, o time encerrou sua participação na lanterna da chave, com 2 pontos e com a pior campanha entre os vinte participantes da competição. Por sua vez, o Friburguense, também eliminado, ficou em quarto, com 10 pontos.

Esse foi o último jogo da temporada para o São Gonçalo EC, que apesar de não conseguir um bom desempenho na Copa Rio, alcançou seus principais objetivos: o acesso à Série B Estadual e o título da Série C.

O foco agora começa a apontar para 2014. A direção do clube aguarda a marcação do Conselho Arbitral da Série B, que deve ocorrer em novembro e confirmar o início da segundona para fevereiro do próximo ano.
Parte dessa postagem integra o site www.futebolgoncalense.com.br

domingo, 13 de outubro de 2013

São Gonçalo ganha nova equipe de futebol

Ex-dirigente do São Gonçalo FC efetua compra do Tanguá

Elenco do Tanguá (Foto: Divulgação)
Tanguá jogou a Série C em 2012 (Foto: Divulgação)
Joacir Thomaz assume o comando do clube, que pretende transformar em Gonçalense
O Tanguá Esporte e Cultura tem um novo dono. O ex-presidente do São Gonçalo Futebol Clube, Joacir Thomaz, efetuou a compra do clube tanguaense e já assumiu o comando da agremiação. Enquanto já se planeja para o ano que vem, o dirigente pretende mudar o nome do clube: quer transformá-lo em Gonçalense.
Falando ao ladosdabola.blogspot.com, Joacir confirmou a compra do clube e explicou que tem o desejo de mudar o nome do clube, além de transferir sua sede, evidentemente, para a cidade de São Gonçalo.
- Já efetuamos a compra, está garantido e concluído. O que queremos fazer agora é mudar o nome do clube, estamos tentando isso junto à Federação. Queremos mudar o nome de Tanguá para Gonçalense. Fazer algo parecido com que o Boavista fez em Saquarema: o nome da razão social continua sendo Barreira, mas o nome fantasia mudou – explicou.
Em 2012, o Tanguá fez sua melhor campanha na Série C, eliminando justamente o São Gonçalo Futebol Clube da fase seguinte, mas desistindo no meio da competição. Sua outra participação foi em 2008, quando caiu logo cedo.

Estádio deverá ser no Jardim Catarina
Além de nova sede e novo nome, o novo clube de Joacir Thomaz deverá jogar em um novo campo. Um estádio no bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, já está sendo construído, e é a possível sede do clube para a disputa da Série C do Carioca do ano que vem. Joacir não confirma mais já fez proposta para o técnico Antonio Carlos Roy (o rei do acesso) para dirigir o time, Roy que teve passagens com títulos pelo Resende, Cabofriense, Madureira, Linhares-ES e outros, foi morador do Jardim Catarina, é cria da cidade. Sem dúvida é um grande nome.
Além de receber o Novo Clube, Joacir estuda até mesmo ceder o estádio para que o São Gonçalo Esporte Clube, campeão da Terceira Divisão, possa sediar suas partidas na Série B de 2014:
- O estádio está sendo construído, já temos gramado comprado e as obras em um bom andamento. No nosso projeto inicial, a capacidade seria para 20 mil pessoas, mas embora tenhamos espaço para isso, não temos muito tempo. Assim, podemos colocar, digamos, cinco mil lugares e receber o São Gonçalo EC na Série B e nosso time na Série C.

Parte deste post e do site: wwwfutrio.net

sábado, 5 de outubro de 2013

Torcendo pelo touro

     Na monumental praça de touros de Sevilha, durante a copa do mundo da Espanha 1982, um deslumbrado torcedor brasileiro ao ver passar o toureiro à sua frente ovacionado pela multidão que lhe atirava flores, leques e mantilhas, jogou-lhe como suprema homenagem o pé direito de sua surrada conga(tênis popular e de baixo custo da época).






     Este foi um dos episódios de uma tarde inesquecível, em que os Canarinhos Brasileiros avacalharam completamente essa secular e sagrada instituição espanhola que são as touradas.

     O torcedor da conga, na verdade, foi o único que se comportou corretamente, torcendo pelo toureiro como manda as velhas e respeitadas regras das touradas. Os outros, ou seja a imensa e vibrante torcida brasileira do futebol, com suas camisas amarelas, fitinha na testa e bandeira na mão, entrou na praça de Sevilha decidida a torcer pelo touro, fato que em qualquer parte da Espanha é considerado no mínimo uma heresia.



Touradas, tradição secular na Espanha


     Mas, acima da tradição,  falou a boa índole do brasileiro. Ele não de conforma com aquela luta desigual onde são dadas ao toureiro todas as vantagens e ao touro só se concede uma opção: a de se deixar matar. Ao tomar, porém, essa posição pró-touro, a torcida canarinho do Brasil ofereceu um espetáculo jamais visto em arenas e que será relembrado através dos tempos pelos amantes da touromaquia com vergonha e indignação.

     O primeiro impacto surgiu quando o touro ao entrar na arena , ainda meio tonto com a claridade forte, foi recebido em vigorosos aplausos da s arquibancadas repletas de brasileiros. Facilmente identificados por suas camisas amarelos cheguei, os canarinhos agitavam bandeiras sudando o touro com o entusiasmo que dedicam ao seu time de coração quando adentram o gramado dos estádios. Era contudo apenas o começo. Logo depois, quando o picador no seu cavalo cercou o touro e, num golpe rápido, cravou sua pontuda lança fazendo jorrar um sangue grosso e vermelho pelo seu pelo preto, uma tremenda vaia  explodiu de mistura com gritos compassados de ofensas o objetos lançados em sua direção. o picador fugiu espavorido.

     A entrada em seguida do moço das bandeirilhas, com calças justas e seu bolero bordado, foi de expectativa . Mas tão logo viram dar aquela corridinha de bailarino na ponta dos pés , os gritos de "bicha, bicha, bicha" acompanharam todo seu trajeto.


Canarinhos Brasileiros


     Nesta altura, os espanhóis estupefatos não entendiam  o que estava acontecendo, julgando-se cercados por um bando de malucos. De seu canto, aguardando o momento de entrar em ação, o toureiro, famoso matador, olhava abismado sem compreender aquela unânime, inédita e feroz manifestação a favor do touro.

     Chegou então o momento culminante. Ao som festivo dos clarins, o toureiro, solene e grave, caminhando a passos firmes, com sua longa capa vermelha atirada aso ombros, entrou na arena, e cumprindo o ritual primeiro dirigiu-se a tribuna de honra. Lá, curvando-se num gesto elegante, atirou o seu solidéu, barrete ou que nome tenha, a uma dama certamente ilustre. Em seguida, com a mesma pompa, voltou-se para o público e eme legante reverência couvou-se numa saudação fidalga. E ainda e ainda estava curvando quando da arquibancada estourou uma gritaria bem brasileira, forte e cadenciada : - Um , dois, três, quatro, cinco, mil, eu quero que o toureiro vai pra p............... que pariu !!!!!!

     Boquiabertos os espanhóis  se interrogavam: - Que passa Hombre ? Loa tipos son locos? Evidentemente não podiam compreender aquele comportamento de fazer corar de vergonha Manolete, Dominguin, Paco Camacho, El Cordobés e todos os toureiros vivos ou mortos.

     Do outro lado, arquejante, já bastante ferido e lamentando não ter nascido vaca, o touro mantinha, no entanto, um ar embevecido. Jamais, qualquer de seus antepassados recebera tamanha solidariedade. Comovido, ele olhava cheio de gratidão  os canarinhos brasileiros. E tão encantado estava que nem viu quando o matador friamente e com sua imensa espada mato-o na primeira estocada.

     Morreu feliz, certamente, por saber que na alma daqueles canarinhos brasileiros havia piedade por eles e repulsa por seu churrasco.



Parte desta postagem foi retirada do livro Histórias de Futebol, tendo como autor Sandro Moreira.
Copyrighy by Léa de Barros Pinto / Sandra Maria Moreira /  Eugênia Álvaro Moreira

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Torcida Império Azul

  Uma torcida organizada vem se destacando nas arquibancadas dos jogos do campeonato carioca da série c, onde o time do São Gonçalo Esporte Clube foi campeão.  É a  Império Azul, torcida essa fundada em abril de 2010, com intuito de torcer, apoiar, incentivar e divulgar o novo clube criado no município de mesmo nome do time e que fica na região metropolitana do RJ.

  Sem nenhum fim lucrativo, este Grêmio Recreativo Sócio Cultural Torcida Império Azul(ufa que nome grande) tem suas raízes fincadas no bairro de Nova Cidade, mais hoje já tem 4 núcleos espalhados pelo município, localizados nos bairros de Estrela do Norte , Neves Mutondo e Trindade.

Cada vez que o Zagueiro Gean afasta um perigo,o meia Anderson arranca com a bola ou o atacante Marcos Vinícius invade a área e marca o gol, a Império Azul tá la puxando o grito de guerra e cobrando quando necessário, com educação e sem violência.

Talvez por isso que a torcida cada dia que passa é mais respeitada pela diretoria da equipe e por outros torcedores em geral.

Seus diretores, Anderson Abreu(presidente), André Lopes(vice-presidente) e Rafael Teixeira(  secretário  ), pregam(embora não sejam pastores) a paz nos estádios, dizem que "violência não tem espaço na Império, pessoas que pregam a violência não serão aceita na agremiação".


Se vc se encaixa nesse padrão e tem interesse de participar desta torcida entre em contato pelo facebook: torcida imperio azul ou pelo e-mail familiaimperioazul@hotmail.com